Oi, sou Guilla Yby, artista visual, diretora de arte e pesquisadora de novas tecnologias e culturas.
Sou natural de Itaquera, periferia leste de São Paulo. Uma grande parte do que compõe meu senso crítico social vem da minha vivência e dos desafios que enfrentei para encontrar caminhos possíveis para produzir.
Comecei na moda como designer na indústria têxtil e fast fashion onde busquei fomentar, em um caminho visual, novos imaginários através do audiovisual. Justamente pelo poder que esse tipo de arte carrega, acredito que fomentar imaginários abre possibilidades para que essas realidades existam, ou ao menos passem a ser enxergadas.
Minha visão macro crítica sobre semântica vem de vivências e estudos sobre imagem, sociedade, culturas e tecnologias.
Na minhas residências artísticas em Washington (EUA) e Kampala (Uganda) pude enxergar fissuras e choques culturais que afinaram minha criação de imagem e roteiro. Em Uganda fui convidada para fazer a direção de arte local do documentário The Ones Who Keep Walking da Jhonnie Walker. Nessa oportunidade, entendi que a publicidade é um meio em que eu posso utilizar meus conhecimentos e pesquisas artísticas para alcançar novos lugares.
No ano de 2022 trabalhei na AKQA como Diretora de Arte nos projetos para a Google LATAM: Profissonais Excepcionais, O Ritmo de GIl, Funk – Relíquia da Periferia e Voces de las Raíces. Também fazendo parte da área de IMPACTO e mentoria no curso SOMA+.